Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

domingo, 13 de abril de 2008

Um Coração Partido mata… está provado!

Antes de tudo, queria agradecer o facto de ter sido convidada a participar na votação deste grande blog =D! E por consequência a todas as pessoas que votaram em mim. x’D

Espero que não se arrependam..

Desde os tempos dos primeiros filósofos e primeiros escritores que se falam em corações partidos e nos desgostos e doenças que isso nos traz. O que nunca pensámos, hoje em dia, foi que eles tivessem mesmo certos! Foi provado cientificamente que o coração partido pode mesmo matar! Perder um amor, um filho, um irmão, um pai ou alguém mesmo muito próximo pode dar origem a um grande desgosto que provoca um choque no coração. Este choque dá origem a um stress cardiopático, que provoca todos os sintomas de um enorme ataque cardíaco.

O grande problema deste síndrome é que não é identificado nas urgências, recebendo por isso o tratamento de um ataque de coração. Os seus sintomas são idênticos, dores no peito, falta de ar e fluidos nos pulmões, no entanto, este síndrome é reversível. Os pacientes são hospitalizados, mas a maioria recupera ao fim de uns dias de descanso e de reposição de fluidos não sofrendo danos cerebrais permanentes.

Mas como surge esta doença?

Este choque que o coração sofre, que o faz entrar em stress, é provocado por dias de grandes quantidades de adrenalina e de outras hormonas de stress que causam um declínio na capacidade de bombeamento do coração. Os cientistas teorizam que as hormonas causam a contracção dos pequenos vasos do coração. Esta doença tem vindo a ser explicada a algum tempo, e pela capacidade de a reconhecer, hoje em dia, têm-se evitado várias cirurgias ao coração.

É importante referir que 9 em cada 10 casos são mulheres e mais frequentemente no período da menopausa, que estão, digamos deprimidas ou desgostosas, com a morte de um parente próximo. As razões para esta maioria são desconhecidas.

Os médicos acreditam que este síndrome é muito comum, mas que a maior parte das pessoas nem consideram a hipótese de ser prejudicial, e não procuram ajuda médica.

E é também importante referir que pacientes que não recebam acompanhamento médico depois de deixarem o hospital, e tratamento adequado, podem entrar num estado de depressão profunda, tendo por isso de ser desmemoriados de maneira a conseguirem refazer as suas vidas. (quem acompanha a série americana House, um dos episódios, penso que da 3ª série, trata com um caso semelhante)

Uma curiosidade sobre este síndrome é que foi descoberto no Japão onde recebeu o nome de “takotsubo syndrome” onde takotsubo se refere à forma em pote que aparece numa das regiões do coração dos pacientes.

O amor dá-nos as maiores alegrias, os maiores desgostos…e o coração partido mata…está provado...

Parabéns ao Grande MATT, fundador deste grande blog! E Obrigada, mais uma vez. =)

Até à próxima pessoal! []

2 comentários:

Matt disse...

Bom... acho que vou ali à do sr. doutor so a fazer um check up... lol

Epa eu acho que isto é realmente possivel e se esta cientificamente provado então acredito. Mas presumo que isso so aconteça a pessoas mais emocionais e susceptiveis.

portanto a cura? UM PAR DE CHAPADAS e a celebre frase "ACORDA PARA A VIDA!" looool

sim senhor um tema diferente e interessante o da carmina!

Carmina disse...

Seria de pensar que só acontecesse a pessoas mais susceptiveis emocionalmente, matt..dai acontecer a mulheres no periodo apos a menopausa,no entanto há sempre as excepções à regra.

http://www.cbsnews.com/stories/2005/02/09/health/main672774.shtml

Está quase tdo explicado aí.