Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mas existe amor "anormal"?

Olá a todos!

Hoje trago um tema já muito debatido, mas julgo que nunca é demais falarmos sobre este assunto, porque na verdade, apesar de tantos debates, nunca se chegou a uma conclusão.

Homossexualidade!

Pois bem, chamou-me isto a atenção porquê? Porque li algures que uma mãe estava imensamente preocupada porque o seu filho era doente, ou melhor, era homossexual. E perguntava a um psicólogo que tipo de tratamento podia o seu filho fazer para recuperar…Absurdo? Sim. Muito.

Minha senhora…Homossexualidade não é doença! Há dúvidas quanto a esta afirmação??...Esperemos que não.

Prosseguindo…
É verdade que a homossexualidade foi considerada uma doença. Mas no ano de 1973, o Conselho de Administração da Associação Psiquiátrica Americana, considerou que não se tratava de doença, visto que a pessoa homossexual não tem qualquer tipo de prejuízo em julgamento, estabilidade, segurança ou capacidades sociais ou vocacionais em geral.
Não sendo a homossexualidade uma doença, não se deve exercer sob a pessoa qualquer tipo de pressão para que “corrija” a sua orientação sexual pois daí pode resultar uma depressão, e consequentemente (não necessariamente) o suicídio.
Podemos definir homossexualidade como uma atracção física, emocional e espiritual por indivíduos do mesmo sexo. Atracção esta que não é bem vista aos olhos da nossa sociedade. Isto quase toda a gente sabe.

O que muitos de nós não sabemos é que na Grécia antiga, a relação entre duas pessoas do mesmo sexo era uma coisa normal de acontecer, principalmente entre homens, visto que ao contrário da maior parte das culturas, na Grécia, o corpo mais adorado era o do homem.
O homem que numa relação homossexual fosse activo, era considerado doutor, alguém que tinha imenso a ensinar e, portanto, admirado por todos. Os jovens deveriam pagar ou agradecer com favores sexuais aos mais experientes, pelos ensinamentos recebidos.

Era portanto isto chamado de “normal”. Hoje em dia, o “normal” é que a relação amorosa seja partilhada entre homem e mulher. E qualquer relação que assim não seja é vista com maus olhos e criticada pela sociedade. Gays e lésbicas são discriminados todos os dias. Porquê? Não me parece que um gay me faça mal porque se senta ao meu lado no autocarro…Não me parece que uma lésbica me faça mal porque frequenta o mesmo bar que eu. Estarei errada?...

Quando um casal de homossexuais tenta adoptar uma criança é-lhes muitas vezes recusado o pedido. Pergunto-me se um casal homossexual não saberá dar o mesmo amor e as mesmas condições a uma criança do que um casal heterossexual… É preferível que uma criança fique num associação até atingir a maioridade do que ser adoptada por pais homossexuais que lhes darão um lar, amor e todas as condições necessárias para o seu crescimento?

Sabe-se que é muito habitual que as primeiras experiências sexuais sejam realizadas com uma pessoa do mesmo sexo. Depois, quando crescemos, muitos de nós vemos isso como “anormal”.
Mas uma coisa vos digo, o conceito de normalidade é muito subjectivo. E para mim, a homossexualidade é normal! A pessoa não escolhe de quem gosta. A pessoa não escolhe se vai gostar de homens ou mulheres. É algo que está para além das nossas capacidades, não dá para controlar.

Não creio que uma mulher, por gostar de outra mulher seja assim tão diferente de mim. Ambas temos uma vida social, ambas temos uma vida familiar, ambas temos corpo, alma e mente…Diferimos na orientação sexual. E daí?? Parece que a sociedade gosta de complicar algo que na verdade é muito simples…Enfim…


Bom fim de semana =) (ta quase!!)

*Love & Freedom

15 comentários:

Angel from your Nightmare disse...

Mais uma vez o grande tema trazido pela nossa Ritinha!!!

Bem, como disses-te, a homossexualidade não é vista com bons olhos pela sociedade, porque é anormal ou fora do comum! Na minha modesta opinião, as pessoas sentem-se intimidadas, ou alguma coisa do género, quando são encaradas com coisas com as quais não estão habituadas e isso fá-las criticar e até discriminar!

A homossexualidade não é nada de anormal é apenas uma forma de vida diferente, e como é comum dizer-se: É a diferença que torna as coisas boas e divertidas! Sem ela o mundo não teria graça nenhuma!

Não tenho nada contra os homossexuais já que eles não influenciam a minha vida em nada. Nem a minha nem a de ninguem, por isso não vejo motivos para a perseguição feita a essas pessoas!Há-que saber aceitá-las da forma como elas são e tratá-las como tratamos todos os considerados "normais".
Já vi assassinos, violadores, pedófilos, etc, muito menos criticados, perseguidos ou discriminados do que um homossexual e isto sim eu pergunto: Será normal?

Quanto ao facto da adopção ser, muitas vezes, negada aos homossexuais: Existem muitos "pretextos" para isso, sejam eles, politicos, sociais, religiosos, éticos, etc, mas todos eles esquecem que o que uma criança realmente necessita para crescer "saudável" é de um cantinho no coração de alguém. Desde que a criança seja bem tratada e amada, não vejo problema nenhum!É melhor do que ficar a "apodrecer" numa instituição qualquer onde, muitas vezes, até são maltratados...

Epah...Parabens a este magnifico blog!

Portem-se pessoal...

Matt disse...

Encontrei uma opinião interessante em "Yahoo respostas" uma especie de forum com perguntas e respostas, quanto a homosexualidade vem la esta resposta por um dos participantes (Tio Zod):

"A homossexualidade é um fenômeno que aparece não só em humanos mas em vários outros animais.
Observam-se de galos a touros praticando a homossexualidade como ato de dominação do macho alfa sobre os machos inferiores que são subjugados e estuprados. É uma forma que o macho alfa utiliza para humilhar os machos inferiores na frente das fêmeas e eliminá-los da competição sexual pelas femêas do harém deixando-os humilhados na frente delas que passam a cruzar só com o macho alfa e não com os que foram montados por ele. Isso faz parte da seleção natural das espécies.Os fenômenos que observamos nos comportamentos de todos os animais, no processo de seleção natural quando envolve a seleção sexual, são dos mais diversos. As lutas entre os leões para a liderança do harém. A cauda explêndida do pavão. O canto afinadíssimo das aves canoras. O peito estufado das rãs. As cabeçadas entre carneiros. A revoada dos zangões... Tudo isso e muito mais, faz parte da competição intraespecífica para definir, quem são os reprodutores que mandarão os genes da espécie para o futuro.

Em experiências feitas com superpopulações de ratos confinados num pequeno espaço, a homossexualidade é adotada como método anticoncepcional visto que homossexuais não se reproduzem e nessas condições de superpopulação é comum de se observar macho ocupando um ninho com outro macho ou fêmea com outra fêmea. Assim a homossexualidade aparece expontâneamente em populações em explosão demográfica como é o caso da nossa população humana principalmente nos grandes centros urbanos onde existem muito mais homossexuais que nas áreas rurais menos populosas. A homossexualidade vista como um instinto biológico inconsciente mas eficiente, para reduzir a natalidade em uma superpopulação.

Portanto os homossexuais colaboram e muito com o controle da natalidade na população humana o que é muito bom.

A homossexualidade se for explicada por psicólogos arrasta na explicação teorias do famoso psicólogo homossexual Dr. Freud, mas nem tudo Freud explica. Os homossexuais mais convictos e não bissexuais, são pessoas que tiveram alguns distúrbios na esfera psicológica de suas biografias durante a infância e ao passar da infância andrógira para a puberdade sexualizada, optaram pelo interesse pelo próprio sexo e não pelo sexo oposto. Essas anormalidades acontecem devido à fixação de experiências negativas com o pai ou com a mãe durante a infância e que levam o indivíduo a admirar mais a imagem feminina de um e rejeitar mais a imagem masculina do outro, ou ou vice-versa, e na puberdade essas crianças já se definem com tendências homossexuais se a imagem mau vista por eles ou elas seja a imagem do sexo oposto ao seu e ficam pelo resto de suas vidas nesta condição de preferir namorar com alguém de seu próprio sexo e não do outro oposto ao seu como deveria ser se não tivessem ocorridas essas fixações na infância.

Crianças superprotegidas e mimadas na infância também podem apresentar homossexualidade quando adultos.

Sucessivas tentativas frustadas para conquistar alguém do sexo oposto, para namorar, sem nunca conseguir alguém que ame também levam a pessoa à optar pela homossexualidade.

O sexo anal ou sodomia é prazeirosa tanto para ativos como para passivos, tanto para homens quanto para mulheres. Basta passar por experiência de sodomia uma vez e a pessoa obtendo prazer, passa a adotar essa prática com freqüencia mesmo não tendo motivos psicológicos para fazer isso, faz por prazer porque o ânus possui muitos terminais nervosos e é sensível.

Quando nas primeiras paqueras a pessoa se desilude completamente e se sente abusada, mau sucedida ou muito mau correspondida quanto às suas expectativas no sexo e no amor, isso também leva moças e rapazes à opção da homossexualidade por comodismo porque é muito mais fácil arrumar parceiros homossexuais do que parceiros heterossexuais. Pessoas que só conseguem sexo com pessoas de seu próprio sexo por ser mais fácil que conquistar alguém do sexo oposto.

Na prática e no dia-a-dia o que vemos é que a busca pelo prazer erótico e exótico produz cada vez mais bissexuais e no caso do bissexualismo a conotação é puramente leviandade moral e promiscuidade fatal em termos da dispersão do vírus HIV para as mulheres heterossexuais esposas desses bissexuais dissimulados.

Discriminação contra homossexuais pelas Leis brasileiras é crime. Eles têm os mesmos direitos e deveres que os heteros.

A homossexualidade advém de fatores externos e não internos ao organismo, fatores que levam os indivíduos á homossexualidade para se adaptarem ao meio ambiente em que vivem, se adaptarem à competição intraespecífica ou seja a competição entre os índivíduos da mesma espécie.

Homossexualidade não é transmitida hereditáriamente aos descendentes porque homossexuais não se reproduzem"

O que acham?

Angel from your Nightmare disse...

Muito esclecedor!

Anónimo disse...

de facto...

Rita disse...

Sim. mt esclarecedor sem duvida. escusado será dizer k li com muita atenção ali a parte k fala dos psicólogos, mais especificamente do "amigo" Sigmund Freud. E realmente é verdade. Através das suas teorias é possível tentar perceber o porquê da homossexualidade. Segundo ele, a homossexualidade explica-se através de uma saída negativa do complexo de Édipo, digamos assim...
Para quem não sabe, o complexo de Édipo verifica-se quando a criança se apercebe da diferença entre os dois sexos, e começa a desejar (no caso dos rapazes) ser como o pai ou (no caso da rapariga) ser como a mãe, sendo que esta "obcessao" pelo comportamento dos pais pode até levar a que a criança numa certa altura julgue estar "apaixonada" pela mãe ou pelo pai.
Segundo Freud, quando o pai dum menino (por exemplo) não se impõe, e ele está apenas ligado à mae, o rapaz começa a interiorizar as características femininas da mãe, inclusivé o interesse e desejo pelo pai. Basicamente é isto que Freud defende...Faz sentido, digo eu.

Agora o que eu n concordo aí no comentario desse senhor que o mateus colocou é o seguinte: "A homossexualidade se for explicada por psicólogos arrasta na explicação teorias do famoso psicólogo homossexual Dr. Freud (...)"
Psicólogo homossexual??...Que eu saiba Freud casou e teve filhos...Acho que houve aí uma confusão do tema com a biografia de Freud.

Sardin disse...

Epa...

Simplesmente PARABENS!!
Post brutal!
Beijo

Matt disse...

Epa ó Rita.. pensava que ias refutar praticamente tudo o que o Tio Zod disse... mas se nao o fazes tu 8nem niguem) vou faze-lo eu! porq nao concordo com quase nada do que ele disse!

Apesar de nos animais se passar de uma maneira (como se passava na grecia antiga), as pessoas presentemente não funcionam da mesma maneira!

Um homosexual não é homosexual por não conseguir papar gajas, ou por haver uma grande explosao demografica! isto é so estupido!

Ainda que me pareça legitimo tudo aquilo que freud disse, não creio que se aplique em todas as situações! e ja se sabe o que se diz sobre generalizar!

Conheço poucos homosexuais para estar a afirmar isto ou aquilo! Mas homosexuais não são homosexuais porq a mãe usa calças la em casa! nem porque aquela rapariga lhe deu com os pés. Nem existem mais homosexuais na cidade que no campo! Simplesmetne existem mais pessoas na cidade e menos no campo!

Abram la os olhos pessoal! lol

Rita disse...

pah..mt sinceramente mateus, eu n gosto muito do comentario do senhor, verdade seja dita. Simples: nao se pode tar a explicar este comportamento humano através do comportamento animal. Ha coisas que podem até fazer sentido explicadas através do comportamento animal. Mas homossexualidade nunca. Os animais n sentem. Os animais não amam.
Os comportamentos que o senhor referiu aí são como que jogos de sedução ou atractividade tomados por animais irracionais, sendo que fazem parte dos seus instintos enquanto animais irracionais que são. Nada disso tem a ver com o comportamento humano, ou melhor, com a homossexualidade.

Mas depois concordo com ele quando diz:
"Sucessivas tentativas frustadas para conquistar alguém do sexo oposto, para namorar, sem nunca conseguir alguém que ame também levam a pessoa à optar pela homossexualidade."

E mais ou menos quando diz...

"O sexo anal ou sodomia é prazeirosa tanto para ativos como para passivos, tanto para homens quanto para mulheres. Basta passar por experiência de sodomia uma vez e a pessoa obtendo prazer, passa a adotar essa prática com freqüencia mesmo não tendo motivos psicológicos para fazer isso, faz por prazer porque o ânus possui muitos terminais nervosos e é sensível."
Não tem q ser necessariamente assim. mas acredito que quando uma pessoas experimenta ter uma relaçao com alguem do mesmo sexo se possa interessar definitivamente por pessoas do mesmo sexo...acredito que aconteça, sem duvida...

Matt disse...

sim! mas não hade ser so isso1 e voces estão-se a esquecer do que leva mais pessoas a optar pela homosexualidade! (e isto foi provado por um estudo qualquer lol)

A maior parte dos homosexuais são-o porque pura e simplesmente se fartaram do sexo oposto! Quando uma pessoa tem muita "saida" com o sexo oposto pode acabar por perder interesse e passar para "o outro lado".

Este é o principal motivo para a homosexualidade (provado pelo tal estudo).

Rita disse...

Para ser sincera não sabia disso, maeus. Sempre achei mais sentido à teoria de freud e ao facto da pessoa "se fartar" de andar atras de alguem do sexo oposto em vão. Mas se dizes k esta provado pelo estudo... Já agora, se encontrares algum artigo que esclareça isso agradecia ;)

Nunca pensei que um "homem engatatão" se fartasse de ter mulheres. lol

Matt disse...

nao consegui encontrar... mas tenho a certeza que li isso em qualquer lado. e ate conheço um caso assim (passou a bisexual). Mas não encontrei nada sobre isso na internet.

Daniel Cardoso disse...

Bem, estudos levam-nos o vento, porque podem ser interpretados de muitas maneiras.

E as interpretações do Freud precisam de ser retocadas. Nem todos os complexos de Édipo invertidos (não negativos) resultam em homossexualidade, nada disso.

Por outro lado, há várias coisas nessa tal resposta no Yahoo que me desagradam... Algumas das quais já foram referidas.

Tentar biologizar a homossexualidade enfia-nos tão depressa em práticas eugénicas, que até ficamos tontos!

Anónimo disse...

aleluia prometeu!!! foste o unico que pos em causa freud... loool ja estou mais aliviada....
como podem calcular, sou da mesma opiniao do prometeu pois de facto algumas coisas de Freud precisam de ser refutadas.
E porque raio tentao encontrar explicaçoes logicas e demasiadamente complexas para um acontecimento simples? Fazem me lembrar o meu pai... "ó filha porque gostas de morango?" "o papá porque gosto...", "mas porque?", "ó papá vive o gostar e nao percas tempo nos porques!!! aceita que ha coisas que nunca saberas ao certo e mais vale viver o momento!"

quanto ao post do mateus, É ABSURDO, completamente ir pela parte fisica da coisa... como a rita disse homossexualidade nao é uma doença. Dentro dos parametros normais actuais, considera-se a homossexualidade um acontecimento fora do normal... Pois bem na minha opiniao é completamente normal... Seu eu apaixonar-me por uma rapariga apaixonei-me. A mesma coisa com um rapaz. Ou é preciso andar aqui a justificar os meus desejos sexuais so para que seja compreensivel a minha opçao? é absurdo nao acham?

Daniel Cardoso disse...

Dito isso, é preciso ver que eu gosto de "perder tempo" com os porquês. Mas porque estou bastante perto da área da Psicologia, também sei que as coisas já evoluíram desde Freud, que não deixa de ter a sua importância vital em vários aspectos.

Mesmo que exista uma componente (forte) de cariz biológico para a homossexualidade... Ela existirá também para a heterossexualidade. Daí eu dizer que não podemos biologizar este assunto, para não correr o risco de nos chegarmos demasiado perto de práticas perigosas.

Anónimo disse...

absolutamente de acordo.