Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ter o espelho como inimigo

Olá! Bom dia a todos.
Antes de mais nada quero pedir desculpa pelo atraso. Normalmente costumo postar bem mais cedo, mas hoje não deu. A escolinha falou mais alto...Teve que ser.
Acabo de chegar a casa,depois de uma aula de Psicologia Evolutiva. A prof., no final da aula deu-nos uns questionários, que nada tinham a ver com a matéria. Qualquer coisa para um estudo..Enfim, já todos preenchemos coisas do género. E este era sobre alimentação. Julgo que a partir daqueles questionários conseguirão descobrir se nós, alunos, temos algum tipo de distúrbio alimentar.
Então, cheia de curiosidade, vim pesquisar algumas coisas assim que cheguei. E isto porquê?? Porque eu sou a primeira a admitir que faço muitas asneiras! Desde não jantar quando estou sozinha, a não comer nada desde as 6 e meia da manhã até as 3 e meia da tarde. (oh gosh...se a minha mãe soubesse disto matava-me =S). E porque é que eu faço estas coisas? Muitas vezes esqueço-me de comer. É mesmo verdade. Outras vezes faço de propósito, admito. Posso até lembrar-me de comer, mas ora...Se uma pessoa não tem fome para que é que vai comer?? =X

(Que discurso tão imoral..eu sei.)

Falando ainda no meu caso: eu não sou nenhuma anoréctica, como é óbvio! lol. Mas uma coisa que eu tenho em comum com essas meninas é que também acho o espelho um inimigo! (batam-me!) Não gosto (nada) do que vejo, mas não sou das pessoas que comete os erros mais graves em relação a alimentação. Os casos maus, maus, são os casos das meninas (e digo meninas porque é mais habitual em raparigas, apesar de todos sabermos que também acontece com rapazes) que chegam ao extremo, que não comem nada durante um dia inteiro, e depois começam a ficar com falta de forças, e chegam a desmaiar.
Agora esqueçamos o meu caso, porque não é de mim que o post se trata. Vamos pensar sobre a anorexia propriamente dita. Afinal o que é a anorexia?Digamos que a anorexia é um distúrbio alimentar, que normalmente tem início na adolescência. Este problema é reconhecido quando a pessoa em questão tem peso abaixo do normal e ainda assim continua a achar-se gorda, continuando com a sua "dieta" ou pura e simplesmente não comendo.Os principais sintomas são:
-Medo de engordar
-Restrição da alimentação
-Perca excessiva de peso
-Os períodos menstruais tornam-se irregulares ou mesmo inexistentes

Achei que, para chamar mais a atenção de alguém que pense em cometer tais loucuras, deveria colocar um vídeo com casos reais. Garanto-vos que este vídeo é dos mais leves que encontrei... Não quis pôr nada demasiado chocante. É apenas um documentário de um centro de reabilitação, que acho suficiente para nos chamar à atenção. Se quiserem ver casos mais chocantes, é possível e muito fácil... Infelizmente sao muitos...muitos mesmo.




Temos depois o caso da bulimia, que muitas pessoas tendem a achar que é o contrario de anorexia. Significava isso que a pessoa se achava magra e comia em excesso ate ficar obesa. Ora, não se trata de NADA disso. Bulimia é também um transtorno alimentar, no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento de forma descontrolada, e depois tenta vomitar ou evacuar o que comeu, de forma a não ganhar peso.Isto ainda é mais doentio =S

Enfim, são problemas sérios que podem levar a consequências trágicas e fatais. Lembremo-nos, por exemplo, da famosa modelo brasileira, Ana Carolina Reston, que devido à anorexia faleceu hà cerca de dois anos atrás. São casos reais, acontecem e podem estar mesmo ao nosso lado.
Por isso peço para estarem conscientes perante um caso destes. Se sofrerem de anorexia/ bulimia, ou conhecerem alguém que sofra, não deixem que o silêncio vos ganhe.
E tenho dito.

Até para a semana * ;)


*

5 comentários:

Matt disse...

Sim senhor grande texto! .. mais uma vez superaste as expectativas! ...

Eu culpo a sociedade e a educação por estes casos! Vivemos num mundo onde as mentes mais fracas, as "ovelhas" do rebanho da sociedade acham que têm que ser perfeitas!
Logo tentam tudo para ser perfeitas! e com os rapazes também existe o mesmo problema! Mas muitas vezes nos rapazes há mais casos é de Vigorexia (fascínio por um corpo muito musculado).

É um problema grave quando temos jovens a morrer pela beleza! A beleza, que é uma coisa superficial! E a única maneira de lidar com o problema é simplesmente deixar de ligar se aquela pessoa é muito gorda e faz piadinhas sobre isso!

Quanto a ti rita... não vou dizer nada à tua mãe, mas devias ao menos ter mais cuidado! porque um dia faltam-te as forças enquanto atravessas a passadeira e pronto!

Rita disse...

Somos bombardeados diariamente com um exagero de publicidade. Publicidade essa k so traz meninas com uma carinha bonita e muitas vezes com peso a menos. Depois, o que acontece é que se tenta imitar. Porque "a menina que aparece ne televisão é que é gira e tem sucesso"! E é assim, pereante a nossa sociedade, que se cria a ideia de que magreza significa beleza.
Ainda assim julgo que esta ideia ja esteve mais acentuada... Se assim não fosse, não se teria falado em proibiçao de desfile de algumas modelos nalguns eventos, por serem extremamente magras...uau. fez-se luz nalguma cabeça!

Matt disse...

Eu gosto de raparigas com bolinhas!!!! =) e vou continuar a gostar! .. por isso raparigas! já sabem! hehe

(gosto de muitas outras coisas, principalmente situadas dentro da cabeça... mas pronto!)

João Pereirinha disse...

Um dos sete pecados mortais, Vaidade! Yah, eu admito que sou vaidoso... é um problema digi-vos, mas tambem ando muitas vezes à balda... xD

Enfim assunto muito sério que abordas-te aqui, muito bem!

De facto como já foi referido aqui o probelam está na televisao, mas nao so, por exemplo já rapararam nos brinquedos das crianças de hoje em dia?? São bonecos, heróis todos musculados, e meninas loiras, altas e cheias de curvas, Pamelas Anderson á força toda... enfim, começando por ai, passando por tudo o que vemos todos os dias nas publicidades, nos filmes, nas séries de televisão... etc. Podres é o que nós somos... a essas meninas eu receitava uma terapia de choque, à imagem do que disse no meu ultimo post, metia-las todas num contentor e enviava-as para o afganistao ou algures pra Africa. Se vissem o que é nao ter comida e precisar dela talvez ganhacem mais amor proprio...

Post bonitinho Rita^^

Angel from your Nightmare disse...

Aqui vai mais uma opinião, que por acaso fala com experiencia!
realmente a anorexia é um problema de uma sociedade que busca uma perfeição muito subjectiva. no entanto nao podemos dizer que a anorexia é apenas um problema de quem nao come porque nao quer. Eu tive anorexia nervosa, que ao contrario do que pensam, é apenas a falta de apetite devido a stress ou nervosismo prolongado. Acreditem que não é muito simpatico tentar comer por saber que precisamos e a seguir vomitar tudo, mas com acompanhamento medico tudo se resolve. No caso de quem não se alimenta porque tem a mania das magrezas, acho que precisam de muuuuuito apoio psicologico!

E....Tenho dito!!!