Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quando as palavras valem mais que uma imagem

Correio Da Manha, 1 de Abril 11 horas e klker coisa
"De volta ao Carolina Michaellis

Turma culpa docente

A professora Adozinda Cruz autorizou o uso de telemóveis na aula em que acabou por lutar com uma aluna que atendeu uma chamada. "Deixou-nos usar o telemóvel e faz aquilo?", questionou, indignada, uma estudante do 9.º C que falou ontem sob anonimato. No regresso às aulas, vários alunos da turma contaram o que se passou e que não aparece no vídeo.'Era a última aula antes da Páscoa e deixou-nos 'ouvir música e enviar SMS'. Ao mesmo tempo uma aluna que faltou a um exame anterior fazia um teste na aula. 'Não foi dada matéria e a turma estava a falar à vontade. A Patrícia atendeu o telemóvel e a professora avisou-a para desligar', disse. A jovem não acatou e a docente arrancou-lhe de seguida o aparelho. Indignada, a estudante correu atrás. Tudo acabou com a jovem no conselho executivo.Ontem o 9.º C levou um ‘belo sermão’. Os 45 minutos da primeira aula foram sobre a proibição de telemóveis e o respeito na sala. A reflexão, sugerida pela DREN, foi alargada às outras turmas. Mas o 9.º C enfrentou os avisos com gargalhadas, segundo a turma, que contou que Adozinda 'mandava sempre muitos alunos para a rua'.Os primeiros alunos chegaram às 08h00, com os portões fechados por um porteiro zeloso. 'Estamos proibidos de sair, por segurança, relativa à presença dos jornalistas', disse a presidente da associação de estudantes, Célia Perry. No final da manhã nova enchente de alunos admirados à saída. 'Estão a dar demasiada importância. Não foi violência, foi indisciplina', disse Laura Rodrigues, mãe de uma aluna do 8.º ano. O CM tentou, sem sucesso, falar com a docente."


Cá estamos, mais uma semana, mais um post. Desta vês trago-vos de novo a publico um caso tão recente e que tem estado ultimamente nas bocas do povo. Estive bastante relutante em faze-lo, pois o receio de abordar mais do mesmo, deixou-me um tanto inquieto. Mas não querendo condicionar-me por tal pormenor, decidi então fazer chegar até vós, factos que pelos quais, sem eles, esta história ficaria muito mal contada. Antes de mais, nada tenho a comentar sobre a principal protagonista desta historia("nada" justifica aquele comportamento), estou-me a referir obviamente á aluna que demonstrou uma atitude, bastante...ridícula proporcionando a muitos jovens, puros momentos de gozo e diversão. Em relação á professora, (também já conhecida por todos nós), trata-se apenas de reforçar a má imagem que mostrou através do vídeo... ora vejamos...deixar os alunos á vontade sendo a ultima aula antes das férias, com uma aluna a fazer teste...isto é ...ora deixa la ver....estúpido!!! Permitir o uso do telemóvel (aparentemente sem restrições) a jovens (pré) adolescentes, com as hormonas aos saltos ( desculpem exagerei , não é que seja relevante ) , no ultimo dia de aulas??? Ora a senhora ja devia conhecer a turma que tinha...com tantos anos de experiência ( ou não) , estava à espera do que?? Verdade seja dita a senhora so encontrou aquilo que procurou ...Claro, digo e repito, nada justifica o comportamento da aluna, épa mas milagres não acontecem todos os dias...Enfim para terminar, so quero dizer que a minha noção de indisciplina/violência é bastante diferente da senhora Laura Rodrigues... Agora fazia era um apelo a esta senhora , ou aos jovens da zona...gostava que me colocassem um vídeo no youtube durante a próxima semana, com um exemplo de uma aula violenta dessa zona/escola, mas peço-vos que não tenha muito sangue ou assim... senão pode ser censurado ou até mesmo retirado...Cheers a todos os leitores , que fale o "povo" agora com a noção de todos os factos.

PS. : Fiquem com o link do hi5 do fórum jovem ( programa da radio campanário ) forumjovem.hi5.com , ah.. votem nos candidatos ao ao espaço de posts no domingo, e não se esqueçam de ficarem atentos ao Super Blog awards, a votação está a chegar. portem-se!

5 comentários:

Matt disse...

Realmente fizeste bem em trazer isto, porque não é "mais do mesmo", mas sim alguns factos relevantes que nos ajudam (em muito) a perceber os acontecimentos.

Não querendo tirar as culpas da aluna, mas realmente não conheço nenhum professor no seu perfeito juízo que deixe a turma toda na maior descontracção possível enquanto uma aluna está a fazer um teste na mesma sala... é no mínimo repreensível.

Depois quer dizer... sao gaiatos do 9º ano! ... Das-lhe a mão querem o braço, é um comportamento normal se os deixam mandar Sms sem problemas que eles comecem a telefonar! A professora que não é nova devia saber disso melhor que eu!

Realmente nunca achei que a culpa tivesse toda na parte da aluna (esta a maior parte, sem duvida)mas lutar com uma aluna também não é o mais indicado... Já tenho as minhas duvidas sobre quem agrediu quem! LOL

Agora também tenho as minhas duvidas se a professora se escondeu em casa para evitar mediatismo, ou para esconder estes factos...

Quanto a uma historia de violência quer dizer... hoje em dia já qualquer empurrão é violência, até que ponto estará isto certo?

Jorge Mimoso disse...

la está , a minha noçao de violencia numa sala de aula diverge da tua e da senhora, pode ser que o video com violencia a meu pedido seja colocado lool

Angel from your Nightmare disse...

Esta coisa de dar opiniões é muito relativa, mas...la vai mais uma!

Acho que é um caso de indisciplina um bocado violenta! quase todos os alunos ja se revoltaram com um professor e nao fazem coisas destas.A gaja não tem desculpa e não se fala mais nisso!

Agora a prof, que tem aparecido como vitima, ja nos aparece como uma pessoa que "plantou aquilo que colheu" portanto isso ja da outra forma a questão e aí eu concordo com o JM, porque se ela deixa usar o telemovel na aula so se podia esperar que houvesse abusos! ,as tambem temos que pensar ate que ponto os outros alunos estão a dizer a verdade! Quem é que nunca mentiu pa safar um amigo?

Beijinhos aí...

Matt disse...

Sim... relamente também fiquei a pensar se as afirmações seriam falaciosas ou não... No entanto eu pelo menos ainda não ouvi a professora dizer o que é que se passou. gostava de ouvir a versão dela dos factos. Infelizmente a senhora fechou-se em casa e barrou-se aos meios de comunicação.

Depois o jornal onde isto saiu publicado tem o dever de verificar todas as informações que publica quanto à sua veracidade.

Rita disse...

humm..Pois...agora sim, está tudo explicado. Concordo com o que disseste. E não cabe na minha cabeça que uma aluna estivesse naquele momento a fazer teste. Então enquanto a aluna faz um teste, os outros tao na "galhofa"?? Que raio de prof...
E com estas ideias todas esclarecidas, julgo que a culpa terá sido de ambas as partes, sendo que (!!atençao!) aluno/a nenhum/a deveria fazer o que esta miuda fez!
E pronto. =x