Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

sexta-feira, 21 de março de 2008

O seu filho ouve musica demoniaca? Não se preocupe, tudo está bem!!!

Quoted de um sitio qualquer:
“Heavy metal é estilo preferido dos superdotadosPesquisa foi feita com "mentes brilhantes" do Reino Unido.Jazz e música erudita não agradam os "geninhos".
Londres, 21 mar (EFE).- A música "heavy metal" é a preferida pelas crianças superdotadas do Reino Unido, que encontram neste som visceral uma forma de catarse, segundo uma enquete feita entre estudantes da Academia Nacional para Jovens de Talento.Grupos de rock pesado como Slayer e Slipknot estão entre os favoritos entre os maiores intelectos do país, que parecem gostar também das letras com mensagens políticas e de forte carga emocional.Uma pesquisa feita entre estudantes da academia, à qual têm acesso apenas 5% dos jovens com mentes mais brilhantes do país, revela a predileção destes pela "brutalidade visceral" do "heavy metal".Mais de um terço dos entrevistados incluiu o "heavy metal" entre seus estilos favoritos.Os responsáveis pela pesquisa reconheceram sua surpresa ao ver que os estilos menos populares entre os superdotados eram os que tradicionalmente são associados às mentes mais privilegiadas, como jazz e música clássica.O responsável pela pesquisa, Stuart Cadwallader, da universidade de Warwick, disse que os resultados obtidos mostram que estes jovens encontram no "heavy metal" uma espécie de "catarse", de forma particular os que, apesar da inteligência superior, têm baixa auto-estima.Esse tipo de música agressiva serve também para que canalizem suas frustrações e insatisfação, disse Cadwallader, em conferência realizada na British Psychological Society, na cidade inglesa de York.De acordo com Cadwallader, "as pressões associadas à condição de superdotado talvez possam ser esquecidas, temporariamente, com a ajuda desta música".”



Boas a todo o pessoal, estreio-me hoje neste blog( com um “ganda” testamento), com a exposição e critica deste artigo, que se revela no mínimo falacioso. Em relação ao estudo em questão há só um ou dois aspectos que gostaria de sublinhar, mas fica para o fim. O que me preocupa neste artigo é sim a sua interpretação e as conclusões que daí surgiram. Os responsáveis do dito artigo afirmam em primeiro lugar que os grandes intelectos juvenis apreciam a carga emocional e politica que se expressa no heavy metal, mas ao que parece esquecem-se disso ao longo do artigo, pois, ao relevarem os seus primeiros traços de ignorância, focam-se apenas na "brutalidade visceral" do Heavy metal, generalizando de tal forma, que me fazem acreditar que concluíram o seu respectivo curso (se é que o têm) por correspondência, pois esqueceram-se da parte que referia a pesquisa antes de se publicar qualquer artigo. Agora, compreende-se também porque é que se focaram nesse aspecto, pois como se pode verificar, o próprio responsável do estudo, achou mais correcto deduzir que a razão principal pelos quais os sobredotados ouvem Heavy metal não é pela sua grande e enorme complexidade tanto em termos líricos como musicais, mas sim pela sua forte componente de anti-stress de forma a descarregarem a sua, vá lá digamos… raiva… induzindo assim que a maior parte dos mesmos são pessoas com baixa auto-estima…Ora onde é que eu já vi este filme? …lá estão os ditos rótulos que neste caso, não ficam nada bem ao senhor Stuart Cadwallader, que nem sequer ponderou a hipótese de os sobredotados na sua maioria terem uma estima perfeitamente normal e que sim senhor como sobredotados que são, saibam distinguir os diferentes níveis de complexidade musical entre uma música pop e uma música de heavy metal. No que toca há musica clássica, a coisa complica-se um pouco, pois se as razões pelas quais os sobredotados ouvem heavy metal são as que o senhor Stuart Cadwallader menciona, é bastante fácil perceber que os ditos se foquem significativamente no seu carácter emocional, que pessoalmente considero que seja tão intenso como na musica clássica (mas talvez mais expressivo), por outro lado se o seu gosto por heavy metal for de carácter apreciativo (que inclui também o seu carácter emocional despertado nos ouvintes), é só preciso saber que o heavy metal em termos musicais possui por si só uma forte componente da musica clássica e nalguns casos de jazz também, daí talvez a musica clássica e de jazz ficar um pouco de lado nestes meninos, embora pareça e talvez seja um pouco contraditório, mas fica ao critério de cada um. Resumindo e para não haver duvidas sobre a minha posição, concordo que o carácter emocional da musica, condiciona o nosso gosto musical de forma legitima, desde que não o faça de uma forma exclusiva ou seja, desde que entre numa correlação com o carácter apreciativo da mesma. Por fim em relação ao artigo e ao estudo nele contido só me resta dizer, que quem generaliza desta forma, pondo de parte a nossa amiga subjectividade, é alguém que se revela bastante limitado e que acaba por descredibilizar por completo o seu “trabalho”.

Termino então com a notícia que um novo membro se junta á anarchy gate, e que irá começar a contribuir com as suas magnificas e belas palavras todos os sabádos, estou a referir-me ao Carlos Cobain. Um grande bem haja ao dito, a toda esta equipa :P :P e em especial ao nosso pioneiro Matt.

Cheers!!!

24 comentários:

Matt disse...

Sim senhor! JM aqui a não nos deixar mal! Com um post de garra! (eu depois de dormir comento outra vez! lol) estou mesmo cheio de sono! xD

Matt disse...

uma promessa as 3 da manha nao deixa de ser uma promessa! , e por isso ca estou eu a fazer o meu comentario depois de uma noite de sono bem merecida.

Eu como pessoa (consideravelmente) inteligente e amante de metal, tenho algumas palavras a dizer.
Queria primeiro referir que tambem gosto de musica classica e de jazz, isto pela complexidade que os proprios estilos acarretam, e é isso creio eu, que o proprio estudo prova! ... pessoas inteligentes gostam de coisas complexas! (BRUXO!)... Agora o que o senhor nao percebu (possivelmente por nao gostar de metal.. Ja estao a ver onde quero chegar) foi que tanto o jazz e a musica classica n têm muitos fãs e por isso (na minha maneira de ver as coisas) nao são tão populares, nao so entre as pessoas mais iluminadas, mas sim entre todas as pessoas! daí a menor ostentação destes estilos!

mas como em tudo, nao podemos generalizar! Conheço pessoas muito inteligentes que nao gostam de metal, como conheço pessoas muito burras que adoram um bom e belo rugir de uma guitarra com a disturção ao maximo!
Tambem conheço pessoas (inteligentes e nem por isso) que eram amantes do pop pastilha, e converteram-se ao metal...
...O contrario nao conheço, mas nao qer dizer que nao exista!

Por isso sr. dr. da treta! Tenho a certeza que se fartou de ganhar muito dinheiro com este estudo e espero que o gaste muito bem! e mais nao digo!

Jorge Mimoso disse...

Em relação ao jazz e musica classica, tenho a mesma posiçao que tu e pelas mesmas razões. O senhor ficou com impressionado devido aos esteriotipos que existem em relaçao ao (tri)binomio : sobredotado-jazz/musica classica. Agora o senhor não percebeu MUITA coisa, e a sua ignorancia é tal que ele nem sequer mencionou a complexidade do metal e concluio ah e tal sao frustrados...portanto seria obvio os geniozinhos gostarem de metal, mas pelos vistos pra ele nao foi tal não é a sua falta de conhecimentos. Essa tambem é outra, como eu referi sao generelizaçoes que tiram a credebilidade toda ao artigo/estudo... enfim... nao vou especificar os casos até porque o matt ja o fez e ainda ha bastantes mais...so nos resta esperar que haja gente que sim senhor gaste um bom dinheiro em pesquisa e posteriormente em estudos bem elaborados e de qualidade seja sobre musica ou outro tema qualquer.! Cheers

Anónimo disse...

Para todos os srs. e sras. que pensem com o sr.Stuart Cadwallader aconselho a ver o Metal Headbangers Journey, para perceberem como o mundo Heavy Metal não é tão de decadente e frustante como pensam. E tenho dito.

Esconde disse...

CONCORDO PÁ! Com o bacano do doc. =|
Ainda bem que eu tou agarrado ao pimba.

Mas tipo... normalmente os sobredotados têm auto-estima muito muito muito e muito e ainda muito baixa. Ao terem uma inteligência elevadíssima estão a milhas em termos de intelecto dos seus colegas, daí parte a incompreensão por parte deles, começam a refugiar-se mais no seu mundo, ao fazerem isso procuram o quê? Procuram poesia. A poesia existe também onde? Na música. E a poesia mais arrojada existe em que estilo musical? Pop? Não. Rock, Metal... daí o estudo concluir que eles tenham tendências metaleiras e derivados.
Temos que admitir que tem uma certa razão esse doc. mas também está a ser directo demais, há formas de escrever um artigo. Não foi a melhor maneira de o fazer, só isso.
Os sobredotados acham mesmo o mundo "bored" pois... o seu mundo de acordo com a idade que representam não lhe traz nada de novo. E não vou escrever mais porquê o cabrão do Matt, The Mad, interrompeu-me o raciocínio no MSN. Mil pilas p'ra ele. .\.\.\.\..\.\.\.\.\.\.\.\.\.\.\.\.\\.\.\.\.\.

Matt disse...

parece que isto esta concorrido! ... esta a dar mais que falar que as tecnicas de engate... o q nao e facil! sdo por ai ja dou novamente os parabens ao nosso JM/Espiga_89, Em relação ao q o Vindie anda a dizer... bem! Não concordo! Mais uma vez dou o exemplo de eu mesmo (pois e o q conheço melhor), Eu (dito pessoa inteligente, pelos meus professores de diferentes areas e nao so), afiromo: Eu sou das pessoas com mais auto-estima que conheço! ... não acho anda o mundo aborrecido, pelo cotrario! E adoro descobrir coisas novas e como funcionam as coisas e/ou como sao feitas.

mais uma vez, devo frisar que nem eu nem ninguem, se pode dar ao luxo de generalizar, correndo o risco de estar redondamente equivocado! ... mas acredito que tendo em conta uma "maioria" as pessoas sobredotadas nao sao nada tristes, até porq e muito mais facil viver quando se percebe como ele funciona! ;-)

Esconde disse...

Matt? xD
Sabes o que me disse uma vez um amigo que se mestrou em Psicologia?

"Foi a pior coisa que fiz... agora as pessoas perderam a piada e aquele toque de mistério, pois pelas atitudes, gestos, conversas... consigo traçar o perfil, o mundo não tem mesmo piada sem o desconhecido racional"

É uma ideia de que... ao terem mais capacidade reagir a novos desafios e não resolverem-nos com um pé às costas, chegam aos trinta anos de idade a mente fica estagnada, passam de sobredotados a... bem, nem vou dizer. E conheço um caso pessoalmente.

P.S. Matt a confusão que aí vai com o teu MEGA-EGO e a definição de inteligência... :x (AHAHAH)

Matt disse...

bem! mais uma vez, um caso nao sao casos, e afinal este post roda todo a volta disso! ... generalizar é morte! assim como rotular!

e posso estar errado, mas parece-me que o teu amigo mestrado em psicologia, dirá que nao é pla maneira de vestir e/ou pela musica que as pessoas ouvem que são mais inteligentes, ou mais alegres.

creio que ha factores muito mais imporatntes a forçarem a nossa maneira de ser como por exemplo, a educalção que nos dão, os amigos com que nos damos, todo o nosso agregado familiar, os livros que lemos, a televisão que vemos, e até os jogos que jogamos. Considero estes todos muito mais importantes que a musica ou a maneira de vestir, para a determinação de genios e/ou pessoas alegres/tristes.

Quanto a eu axar-me inteligente ser um relexo da minha auto-estima nao penso dessa maneira, pois nao sou nem metade de auto-confiante quando tiro uma má nota num teste, seja de q disciplina for! E axo q ficou bem claro qd disse q os meus profs me achavam inteligente! e nao eu! ... pronto! tenho dito! \m/

Jorge Mimoso disse...

Não concordo com o vindie nem de longe...se leres o meu post, nao é a forma directa como o artigo esta exposto, alias nao tem nada a ver... enfim so posso comentar mais dizendo pra leres de novo e melhor post... se mesmo assim concordas com o doc , nao te posso dizer mais nada...cada um sabe de si

Esconde disse...

Se comerem uma pastilha elástica de sabor a alcatrão, vão perceber o que eu escrevi.

Jorge Mimoso disse...

Por perceber o k tu escreves-te é que comentei ... se nao nao o teria feito, so te peço que em vez de divagares, argumentes com ojectividade, se nao nao dá pica e acaba por perder o interesse e o dinamismo o blog vai-se....

Esconde disse...

LOOOOOL, mimosa. Páh, isto é para se debater os assuntos na desportiva, certo? Lá está a tua a veia do "Hey, vamos lá orientar rapaziada, assim não dá". Relax dude. Mandaste-me ler o artigo novamente... não percebi ao que querias chegar... pela minha opinião divergir da vossa, li mal o objectivo do artigo e li mal a tua opinião sobre o artigo? lmao.

Esconde disse...

Adenda: Apenas tirei outras conclusões na base do que conheço, e frisei que não concordo TOTALMENTE com o estudo. O alvo do estudo é os sobredotados, vocês só estão mais virado para os estilos musicais que o estudo conclui.

Matt disse...

Vindie, desculpa lá corrigir-te (mais uma vez), mas o alvo do estudo apesar de serem as mentes brilhantes o que ele prova (ou quer fazer provar), é que o estilo de musica destas pessoas é o heavy metal, pela sua complexidade, carga emocional etc. etc. chegando o pesquisador a certa altura afirmar que estas pessoas são pessoas sem grande "vontade de viver". E eu, o Espiga, e o rotulado discordamos completamente (e principalmente) deste ponto, e achamos que a pesquisa deste senhor, não tem grandes fundamentos e/ou uma amostra suficientemente grande a fim de provar um ponto destes!

... Eu sinto que me estou a tornar repetitivo com isto, mas nao posso deixar de dizer que principalmente cada caso é um caso. e com uma amostra tão pequena como esta não se pode fazer as afirmações que este senhor nos quer impingir!

espero que esteja bastante esclarecedor! ... Qualquer opinião contraria a esta (assim como esta) estarão sempre abertas a discussão. Mas após ver os dois (ou três) pontos de vista existentes, tenho para mim a certeza que as coisas são assim mesmo! lol

Esconde disse...

Retalhos:

"As crianças sobredotadas, como se sentem diferentes das outras, têm dificuldade em encontrar pessoas com quem se relacionarem. Podem causar sentimentos de inveja às menos brilhantes e, por vezes, suscitam mais o receio do que da amizade. São frequentemente crianças ou jovens desajustados socialmente."

e mais:

"Os problemas dos sobredotados não são uma utopia.

Se para os sobredotados com todas as capacidades acima da média e desenvolvidas de forma harmoniosa o problema principal possa eventualmente ser apenas o de se conseguir uma boa e equilibrada estimulação do seu potencial, o que nem sempre se torna tão fácil como poderá à primeira vista, uma vez que desejam e exigem sempre mais e as estruturas não estão aptas a corresponder a essa necessidade, os sobredotados com desequilíbrio de desenvolvimento nas suas capacidades podem ter de enfrentar situações de não aceitação que degeneram muitas vezes em frustação, desmotivação e, não raro, em problemas do foro psicológico e/ou fisiológico.



Para uma abordagem mais objectiva, registemos, então, alguns depoimentos de pais que talvez se reconheçam ao ler estas linhas:



"...o meu filho começou a ter problemas quando entrou na 1ª classe (o que até então não acontecia).Não se interessa (pela escola); a professora diz que ele é preguiçoso e muito lento. Agora começou a fazer chichi na cama. A professora do ano passado batia-lhe na cabeça e ele ficava tão desesperado que dizia que gostava de ser uma flor para não ter de ir à escola. sempre teve jeito para desenhos mas agora quando se engana atira tudo ao chão e diz 'eu sou burro, não sei fazer nada'. Queixa-se dos colegas 'não
me ligam nenhuma'..."

In http://www.educ.fc.ul.pt/

Percebem? Se esse tipo de pessoas, começando pela infância não receberem algum tipo de atendimento podem ter graves problemas. Mas tens vários casos de sucesso de sobredotados, o Einstein por exemplo, que chumbava anos atrás de anos, e foi quem foi.

Queria só chegar a esta conclusão, lol...

E que reflictam um pouco porque escolhem normalmente esse tipo de estilos musicais. Era só isso.

Esconde disse...

Eu entendi o vosso ponto de vista, e aceito, mas eu estava a falar mais dos problemas dentro dos sobredotados e vocês mais preocupados com o estilo musical. lol

Matt disse...

nao encontrei a tua citação no site que referiste, mas desconfio que uma pessoa que é sobredotada não chumba anos, nem perde intresse, e muito menos tem dificuldades! (por alguma coisa e sobredotado, nao será por ser burro! LOL)...

Quanto a Einstein um grande LOL... Einstein nunca chumbou a matematica!

"Uma lenda amplamente divulgada, diz que Einstein teria sido reprovado em matemática quando era estudante, inclusive reproduzida no famoso "Ripley's believe it or not!" ("Acredite se quiser"). Entretanto quando lhe mostraram um recorte de jornal com esta questão, Einstein riu. "Nunca fui reprovado em matemática", retrucou. "Antes dos quinze anos, já dominava cálculo diferencial e integral"."

em http://pt.wikipedia.org/wiki/Einstein
em "biografia".

Vindie, por favor, certefica-te que as tuas fontes estão 100% correctas, se não corres a possiblidade de estares enganado e veres-te aqui desacreditado, tomando os teus comentarios outro tipo de julgamento, que quiçá não o correcto.

Esconde disse...

WIKIPEDIA? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Matt... tás a tentar dizer-me isso a fundamentares-te na wikipedia?
Eu posso lá postar na wikipedia sobre qualquer assunto, depois tu lês e tomas isso como verdade. É que é a enciclopédia menos credível do planeta, é essa.

Tens aí direct link da citação: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/sobredotados/problemas.htm

Tens aqui os tópicos:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/sobredotados/ind.htm

E sobre Einstein na mesma página ( que é da Faculdade de Ciências, não de um artigo da wikipedia feito por um amador):

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/sobredotados/texto.htm

E dou por terminado o meu debate neste POST, lol. Venha o próximo ;)

Jorge Mimoso disse...

focamo-nos mais sobre o heavy metal ??? oh meu k post é k tu leste? desculpa mas nao foi o meu, qualquer que pessoa que o leu ve logo que isso nao é verdade..nao sei onde foste buscar isso...enfim...Em relação ao facto de os sobredotados terem baixo auto-estima ou nao, nao discuto...o k está aki em causa é essa relaçao com heavy metal que é do que fala o artigo/estudo nao sei se leste isso...como tal a nossa critica tem a ver com o facto de se ter estabelecido aki uma possivel falsa de Causa - Consequencia, que parte a partir de generilazações, dito isto nao me vou repetir mais se entendeste, tudo se nao , paciencia nunca é tarde para se moldar mentes lool. Em relaçao a tua opinião divergir da nosssa( minha, Matt ; rotulado) eu nao tenho nada contra, so comentei o facto da tua argumentação nao ter sido a melhor... mas isso é a minha opinião..(acho que precisas dum leitinho da mimosa:P:P). despoço-me entao dos comentes a este post CHEERS!!

Jorge Mimoso disse...

e ja agora desculpem la os erros (que nao sao habituais em mim), mas pronto foi um lapso que aconteceu mas que nao afecta o conteudo do reply

Matt disse...

Bom se estamos em alegaçoes finais, concluo tambem aqui a minha parte dos raciocinios num Super Mega Mix de tudo aquilo que ja disse!

Começo por dizer que SEI, que o Einstein nunca chumbou (nem era mau aluno sequer) a matematica. Todos os professores de matematica/fisica que tive o corroboraram. E acho os bastantes mais credíveis que a wikipedia!, apenas fui buscar a citação lá, para nao chegar a este ponto (que chegámos) de uma coisa mal fundamenta refutar outra ainda mais mal fundamentada! mas pronto! ... aconselho alguem com um LIVRO biográfico de Albert Einstein a vir aqui postar sobre isso citando o mesmo!

passando mais a frente, a definição de sobredotado é extremamente vaga, mas a utilizada no estudo "Mente brilhante" não! .. como sugere é uma pessoa com um QI bem acima da media. (QI = quociente de inteligencia, e por isso (e mais uma vez) digo que "mentes-brilhantes" não chumbam anos nem tem dificuldades de maior grau!

O resto já disse e nao vou dizer outra vez!
... ou so mais uma vez!
O problema aqui esta essencialmente na generalização! ... so depois disso e q se encontra em todas estas variantes que aqui andamos a discutir.. de qualquer das formas o estudo é muito pouco preciso/credivel, pelo menos em 2 ou 3 pontos já aqui referidos!

E pronto! alegaçoes finais feitas, vamos mas é a beber uns canecos que hj é sabado!

Esconde disse...

ISH, CONFUSÃO DO CARALHÃO, MEUS. Chupem-mo masé xD

Vá beijinhoooos, abraços e muitos palhaços. Pode ser que nos encontremos ainda hoje e não me venham com o caralho da conversa deste POST. xD

Jorge Mimoso disse...

O que vale é que no fim vai tudo dar á cervejada , venha ela!!!!

Unknown disse...

I see dead people o.O