Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Ministério reduz número de professores

"Ministério reduz número de professores por turma no 2º ciclo
21.07.2008 - 18h11 Lusa

Os alunos do 2º ciclo do ensino básico deverão ter menos professores por turma a partir do próximo ano lectivo, segundo um despacho publicado hoje que define novas regras para a distribuição de serviço aos docentes.

De acordo com o documento, publicado em Diário da República, cada professor deve leccionar à mesma turma mais do que uma disciplina, assegurando o ensino das áreas associadas ao seu grupo de recrutamento como Matemática e Ciências da Natureza ou Português e História, por exemplo.

Além das disciplinas associadas à sua área de formação, ao director de turma caberá ainda dar Formação Cívica e, se possível, uma outra área curricular não disciplinar, como o Estudo Acompanhado e a Área de Projecto.

Na prática, os alunos do 5º e 6º anos deverão passar a ter menos dois professores por turma, apesar de manterem o mesmo número de disciplinas.

Com esta medida, o Governo pretende reduzir o número de docentes, de forma a facilitar a transição das crianças para o segundo ciclo, uma vez que no primeiro estas lidam apenas com um ou dois professores.

O regime de professor por área, e não por disciplina, já estava previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada em 1986, mas o Ministério da Educação considera nunca ter sido aplicado nas escolas de forma generalizada, nomeadamente devido a uma “prevalência de critérios de natureza administrativa em detrimento dos de natureza pedagógica”.

O despacho hoje publicado estabelece ainda orientações especificamente dirigidas às três áreas curriculares não disciplinares, estipulando, por exemplo, que o Estudo Acompanhado deve ser assegurado preferencialmente por um professor de Língua Portuguesa ou Matemática.

Isto porque o tempo destinado a esta área curricular deverá ser aproveitado para o desenvolvimento do Plano da Matemática e para o apoio aos alunos imigrantes, que não têm o Português como língua materna.

Já em Formação Cívica e em Área de Projecto, os docentes deverão abordar com os alunos um conjunto vasto de matérias que vão desde a Educação para a Saúde e Sexualidade até à Educação Ambiental, passando por temas como o consumo, os direitos humanos, a igualdade de oportunidades ou a educação rodoviária."


Bem, eu até acho que não precisava de acrescentar mais nada! Isto já é ridículo por si só! ... mas vejamos, O que é que vão fazer aos outros professores??? Metem-nos a cavar batatas??? Metem-nos a tirar fotocópias na reprografia???

Para não falar de que há maus professores! Dantes apanhava um mau professor a uma disciplina! Agora teria de apanhar a duas??? Uau! Isto é que é evolução! Até parece que já estou a ver o pessoal no início do ano a rezar para lhe calharem profs fixes! Porque senão coitados! ...

...Bem só neste país é que se põem em prática leis que foram aprovadas à duas décadas atrás! ... FORÇA PORTUGAL, NUNCA MUDES!!!

(depois ainda me dizem que eu nao devia votar Bloco de Esquerda! EPA LOL!)



2 comentários:

Angel from your Nightmare disse...

Realmente viva portugal, e viva irem mais uns poucos po desemprego. porque relamente é isso que se precisa, masi miseria pa este jardim à beira ma plantado. O estado nao deveria estar a preocupar-se em solucionar o desemprego dos professores em vez de o aumentar? digo eu, nao sei... deviam era implementar isso nas universidades, pois nao se parece com nada, ter um prof diferente todas as semanas!!!

Matt. tens razao em relação aos maus profs, imagina levar com a presunta em mais que uma disciplina, a taxa de suicidio ia pelos ares...lol (brincadeirinha)

Bem, fico feliz por ver este país a evoluir!!! xD

Nao ha ninguem que tenho coragem pa cometer um "ministrocidio"??? deviam...

Diana disse...

Tudo neste pais é normal...Tão!? XD Já se estava a espera.... Todos nós sabemos que vai dar barraca... mas ninguém faz nada... ou melhor fazem... mais merda!