Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rússia compara juventude emo aos skinheads

in BLITZ

""Modas juvenis perigosas", como emos e góticos, poderão ser proibidas nas escolas russas.

A facção mais conservadora com assento no parlamento russo quer aprovar antes do final deste ano uma lei que banirá a cultura emo e gótica das escolas e edifícios públicos do país, como forma de controlar "modas juvenis perigosas", avança o jornal Guardian.

Os fãs de bandas como My Chemical Romance ou Fall Out Boy chegam mesmo a ser comparados com skinheads e, caso a lei seja aprovada, assistirão a um controlo mais apertado dos sites emo.

Os defensores desta lei acusam a cultura emo de "ideologia negativa" e de incentivar à depressão e mesmo ao suicídio. A proposta de lei descreve os emos como "crianças entre os 12 e os 16 anos com roupas pretas e cor-de-rosa, unhas pintadas, piercings nas orelhas e sobrancelhas e cabelo negro com franjas que cobrem metade da cara".

Igor Ponkin, co-autor do documento, declarou ao jornal Moscow Times: "Claro que há adolescentes emo que só querem ouvir a sua música. Mas as nossas acções não são direccionadas a eles mas àqueles que, além disso, se magoam, cometem suicídio e promovem esses actos".

A reacção de Dmitry Gilevich, membro da banda emo russa MAIO, foi a seguinte: "Espressar emoções psicológicas não é proibido por lei", juntando a sua voz às dos fãs do estilo musical, que defendem não haver nada de errado com a sua atitude e forma de vestir."

Mais dois comentários que dizem quase tudo:

"zerochance, ontem às 12:56)
Tá bem que essa malta emo é um bocado estupida mas dai a banir...

Modas juvenis perigosas?? Já agora aproveitem e banam os morangos com açucar. É perigoso pensar que a vida é cor de rosa, o mundo é belo, toda a gente é bonita e magra e os únicos problemas que vão ter na vida é escolher a roupa de marca que vão comprar ou decidir a que discoteca é que vão."

"Pink Moon , ontem às 13:29)
Que eu saiba, o maior problema dos skinheads não é raparem ou não o cabelo, mas sim o que eles defendem e fazem. E isso coloca em causa a liberdade e direitos de outros membros da sociedade.

Essa vontade em controlar os outros em nome de uma qualquer causa parece-me estar mais próxima do que estes conservadores defendem do que os "emo" defendem. Que nem sequer é nada a não ser, quanto muito, um egocentrismo exagerado. E é sempre direccionado para eles. Não é um "culto da emoção" diferente daquele que faziam os escritores enquadrados no romantismo.

Alguém que explique a estes senhores que a adolescência é provavelmente a fase emocionalmente mais instável da nossa vida. Depois de partirmos das bases, podemos avançar para o facto de estes senhores estarem a condenar algo que nem entendem, bandas que nem conhecem.

Os jovens são atacados porque são mais fracos. Fazer as pessoas deixarem de se sentir deprimidas? Boa sorte!"

Acho que não há muito mais a dizer! comentem!

3 comentários:

Rita disse...

1º- Peço desculpa pla minha ausencia.

2º- acho estupido, e por mais cartas que ponham em cima da mesa, acho k nao se pode comparar emos e goticos a skinheads. Para alem de que eles estao a dar demasiada importancia à aparência...Pelo que parece ate dao mais importancia à aparencia do que à ideologia destes estilos. É estuuupido, digam o k disserem, ninguem me faz mudar de ideias. tenho dito.

Angel from your Nightmare disse...

Mas este mundo está todo louco??? Banir pessoas dos espaços publicos só porque tem um estilo diferente daquilo é usual??? Eu nem tenho palavras pa descrever a repulsa que isto me dá... Comparar emos e goticos com skinheads??? ESTUPIDO! ESTUPIDO!ESTUPIDO! Quando será que se aprende a não julgar as pessoas pela aparencia?
Quando penso que isto nã pode ficar pior...toma la!

Diana disse...

A sociedade sempre quis controlar algo que acha que esta a tomar um rumo "descontrolado". Adultos esquecem se do que viveram quando eram jovens e eles próprios é que estão a definir um egocentrismo e a levar possivelmente mais jovens ao suicídio precisamente por causa da falta da expressão verbal e não verbal... Se calhar o verdadeiro perigo aqui será esta politica russa... Os meus parabéns!