Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Poliamo-te!

Ola ola, minha gente! Espero que a semana esteja a correr bem. Se não estiver, pensem que está quase aí o fim de semana (finally!) e que vão poder descansar, namorar, passear, etc, etc.

Em relação ao tema do meu post desta semana… Quem é que já ouviu falar em Poliamor?

Pois bem, poliamor é uma questão ainda não muito falada e que só agora se começa a revelar. Se tivermos em conta a origem etimológica da palavra, percebemos que poliamor, se trata duma relação em que existe mais do que uma relação amorosa. Esta explicação não serve, pois poderão pensar que me estou a referir a uma traição feita por um dos membros do casal, ou até mesmo por ambos, mas não é disso que se trata.
Poliamor é um tipo de relação em que cada pessoa tem liberdade de manter mais do que uma relação ao mesmo tempo, sendo que todas essas relações são aceites e ninguém trai ninguém.

Quem ainda não percebeu??...Vou exemplificar:

Imagina que tens um/a namorado/a e que aparecia outra pessoa por quem tinhas interesse. Contavas à pessoa com quem namoravas que estavas apaixonado/a por outro/a e o teu/tua namorado/a reagia bem, sem problemas, aceitava essa relação e sentia-se confortável com isso.

Estranho??...Para alguns.

Conheço uma pessoa poliamorosa. Pessoa essa bastante interessante, muito inteligente e muito ‘open mind’ (claro! Só podia, não é?), que há dias atrás tentou a explicar-me como “funciona” este tipo de relação (como se fosse preciso um manual de instruções…).

O Poliamor pressupõe uma tal honestidade no seio da relação, que não há hipóteses de lugar para o ciúme. Com esta abertura total, não há que enganar ninguém, e uma relação não é posta em causa pela existência de outra, argumentam os poliamorosos. Dizem eles que outrora envolvidos neste tipo de relação, aprendem a ganhar confiança e a sentirem segurança.

Assim muito resumidamente, poliamor é isto. Parece ser tudo muito bonito. Mais uma vez: respeito quem pratique… Mas eu não seria capaz. Quanto a vocês, não sei…

Resto de boa semana *


*Freedom & Respect...

13 comentários:

Angel from your Nightmare disse...

Desta vez vou ser a primeira a comentar!! E só tenho a dizer que quando se ama de verdade, nao se quer mais ninguem e muitos menos se ama outra pessoa. Isto de as relações envolverem apenas duas pessoas não é uma moda que se pode mudar quando apetece, mas sim porque duas pessoas que se amem de verdade só se querem uma á outra!

Nestes casos de poliamor, a única explicação para isto é que o amor não é verdadeiro!!!

Matt disse...

errr.... epa não concordo cntg ana claudia!
Ofacto de uma pessoa gostar de outra não significa que não possa gostar de mais alguem! quem é q te disse que quem trai não ama a pessoa que traiu? Afinal o que é o amor?

É ou não é verdade que a melhor maneira de esquecer uma pessoa que se ama é amar outra! Nesse caso estás a amar duas pessoas ao mesmo tempo! o Amor não tem de ser como um mini-pastel-de-nata que é consumido todo de uma so vez! Pode ser uma coisa que dá para duas pessoas ou ate mais!

tudo isto roda à volta da confiança e liberdade. Sinceramente não tenho a certeza se ia numa dessas... mas creio que para quem axa correcto é uma maneira muito boémia de viver a vida! e não chateia ninguem!

morrisonlover disse...

=O

eu sou isso. e nao sabia. eu sou isso. poliamor. se bem que acho o nome um pouco abixanado. =$

nao interessa eu sou isso e muito mais :D


beijinho ana windiz maiga(L)

Rita disse...

ana, como resposta ao teu comentario, e tentando esclarecer o que é isto de poliamor...só te posso dizer que as pessoas poliamorosas consideram que têm sentimentos em relação a outras que as rodeiam. e desses sentimentos pode surgir um novo amor, nunca esquecendo o que ja tinham. sei que é estranho... para mim também é. mas acredito que possa contecer...
Faz-me imensa confusão como é que neste tipo de relaçao não há ciume =S como é que uma pessoa n se sente insegura sabendo que o seu companheiro tem outra pessoa?? e se ele deixa de gostar de nós?!...wowow!

Catia... fico feiz por te ter ajudado a descobrir que és poliamorosa (apesar do nome ser um pouco abixanado!LOL). xD

Daniel Cardoso disse...

Bem, sendo eu o amigo em questão, vou comentar, hehe.

E vou tentar não "roubar" o post, também.

O poliamor não trata de "amor não verdadeiro", como a anangel disse. Nem ela (ou seja quem for) pode apresentar provas conclusivas do que diz, a não ser por extrapolação exagerada do seu comportamento (e dos outros) o que, definindo uma moral (mores=costume), não define o reino das possibilidades humanas.

Por outro lado, o poliamor engloba diferentes formas de viver na prática a vida: existe quem defenda uma hierarquização de diferentes relações (primária, secundária, terciária), ou quem pratique a poli-fidelidade (quase uma família dita "normal", mas constituída por mais do que duas pessoas), há quem considere que também se pode usar a intimidade a qualquer nível para reforçar uma simples amizade (como se uma amizade a sério algum dia fosse simples, lol), etc etc.

Mais do que um modo de vida com um conjunto de regras, é uma posição (sentimental, filosófica, and what have you) que permite a cada um definir as regras da sua relação, fora de um contexto mono-normativo. É a quebra de alguns tabus, de algumas ilusões...

Dito isto - a vida é real, e portanto surgem problemas, surgem inseguranças... às vezes aparece o ciúme, sim. Mas comunicando, esses problemas resolvem-se, essas inseguranças desaparecem e percebemos que, no fim, ficamos a ganhar. Porque as pessoas que estão connosco e com quem estamos, estão ali sabendo que podiam estar noutro lugar, estão ali com plena consciência do que significa valorizar mais quem se ama, do que a mera posse exclusiva, objectificante, de um qualquer "objecto amado". Se é verdade que o amor não é mensurável, é também verdade que parece que conseguimos sempre sentir infinitamente mais amor, multiplicá-lo, e multiplicar-nos com ele.

Daniel Cardoso disse...

Já agora, perdoe-me o double post... Quero citar um dos principais sites sobre poliamor em Portugal:

«Poliamor é um tipo de relação em que cada pessoa tem a liberdade de manter mais do que um relacionamento ao mesmo tempo. Não segue a monogamia como modelo de felicidade, o que não implica, porém, a promiscuidade. Não se trata de procurar obsessivamente novas relações pelo facto de ter essa possibilidade sempre em aberto, mas sim de viver naturalmente tendo essa liberdade em mente.

O Poliamor pressupõe uma total honestidade no seio da relação. Não se trata de enganar nem magoar ninguém. Tem como princípio que todas as pessoas envolvidas estão a par da situação e se sentem confortáveis com ela.

Difere de outras formas de não-monogamia pelo facto de aceitar a afectividade em relação a mais do que uma pessoa. Tal como o próprio nome indica, poliamor significa muitos amores, ou seja, a possibilidade de amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo. Chamar-lhe amor, paixão, desejo, atracção, ou carinho, é apenas uma questão de terminologia. A ideia principal é admitir essa variedade de sentimentos que se desenvolvem em relação a várias pessoas, e que vão para além da mera relação sexual.

O Poliamor aceita como facto evidente que todas as pessoas têm sentimentos em relação a outras que as rodeiam. E que isto não põe necessariamente em causa sentimentos ou relações anteriores. Aliás, o ciúme não tem lugar neste tipo de relação. Primeiro porque nenhuma relação está posta em causa pela mera existência de outra, mas sim pela sua própria capacidade de se manter ou não. Segundo, porque a principal causa do ciúme, a insegurança, é praticamente eliminada, já que a abertura é total. Não havendo consequências restritivas para um comportamento, deixa de haver razão para esconder seja o que for. Cada pessoa tem o domínio total da situação, e a liberdade para fazer escolhas a qualquer momento.
»

Rita disse...

Deixo-vos alguns links, recomendados pelo convidado 'Prometeu' caso queiram pesquisar sobre o assunto:

http://www.xeromag.com/fvpoly.html
http://www.polyamorysociety.org/
http://www.ejhs.org/volume6/polyamory.htm
http://poliamorpt.com.sapo.pt/what.html
http://laundrylst.blogspot.com/

Matt disse...

fiquei um pouco mais esclarecido! ... E já tive relações abertas de andar com mais que uma pessoa, todos nós sabíamos com o que contávamos, mas não o considero poliamor, pelo simples facto de ser apenas uma (duas) relações mais físicas que amorosas. (e deixem-se lá de me julgar que não estamos ca para isso! afinal ainda sou anarquista!)

Logo continuo sem achar que seria capaz de um relacionamento poliamoroso, mas creio que não teria problemas em namorar com uma pessoa poliamorosa. (mas o mais certo era ela ficar "monoamorosa" em 2 dias! hehe!)

Um abraço!

Anónimo disse...

pessoalmente...hum..hum..!! depende se como as 72 virgens la do alá era bem capaz...fora isso, nao me tou a ver metido em "bacanais".xD E tenho dito.

Angel from your Nightmare disse...

Desculpem la mas eu continuo a afirmar que quando o amor é verdadeiro, nao se quer mais ninguem. Eu namoro, amo o meu namorado e sou eu propria a dizer que nao ha ninguem com quem eu gostaria mais de estar sem ser o meu namorado. No entanto, nao estou a criticar quem o faz!
Acho que isso apenas reflecte a pare fisica. No entanto reconheço que é uma relação com mais confiança.Simplesmente se o meu namorado me viesse dizer que era poliamoroso eu não o ia aceitar, não por motivos de moral, cada um é livre de fazer o que quer, mas porque se eu não sou suficiente é porque não há amor!!!! Isto é simplesmente a minha opinião!

Daniel Cardoso disse...

"quando o amor é verdadeiro, nao se quer mais ninguem"

Baseias-te em quê, para além das histórias de contos de fadas?

Definição de etnocentrismo encontra-se aqui e até se pode encaixar bem.

Já agora, boa sorte a tentar convencer as pessoas que efectivamente amam assim (amar "a sério") que elas, na verdade, não amam "a sério". Mas desconfio que poderás ter problemas. :)

antidote disse...

Anarchy gate?
poliamor só pode ser mencionado aqui, ainda nao li o texto, mas aplaudo a iniciativa de trazer o tema.

mais lenha para a fogueira:
http://pt.indymedia.org/ler.php?numero=93624&cidade=1

antidote disse...

.. e obrigada por mencionarem/linkarem o Laundry List (http://laundrylst.blogspot.com) :-))) =) =) =)

(inchada de contentamento)