Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Aventuras Burocráticas com Di

A cobrir pelo Carlos "Cobain", temos hoje uma historia que vos trago, que por sua vez foi-me trazida pela Diana (que por sua vez a viveu e a sentiu na pele).

O testemunho na primeira pessoa de quem sentiu não só as duras danças burocráticas do nosso país, mas também os pés de chumbo das nossas agências e por sua vez a imbecilidade e incompetência de aqueles que lá trabalham. Deixo-vos esse testemunho:


Ora começo esta história dizendo o seguinte: dadas as circunstâncias de alteração económica da minha família vi-me forçada a tentar fazer tudo para adquirir a bolsa. Como toda a gente sabe é muita papelada para se tratar e ontem vim de propósito à terra onde vivo para hoje poder tratar de tudo, dado à indisponibilidade dos meus pais, (até aqui tudo na maior) já estava à espera da burocracia habitual e tipo fiz um relaxamento antes de sair de casa para não ter aqueles ataques de fúria.

Dos vários sítios que “passeei” por esta maravilhosa terrinha nunca pensei que o problema se deparasse na segurança social… Fui lá (enfatizo o pormenor que as instalações estavam em obras e que o local onde me dirigia era uma mera sala feita a pressão para tirar o tiquet).
Toda simpática e tal e perguntei se era ali que tinha que fazer a declaração do meu histórico. “Ai num sei menina fale com os meus colegas! (e eu não vi ninguém …), “não me sabe informar ao certo se é mesmo aqui que tenho que fazer isso?”, “ai num sei menina, num sei porque isto esta sem funcionar…. Os computadores não estão a funcionar ninguém está a ser atendido desde as 8h30 da manha.”, “Não me sabe dizer quanto tempo demora!?”, “ai num sei menina bá perguntar aos meus colegas lá dentro.” (entrei e falei logo com a primeira pessoa que vi e fiz as mesmas perguntas) “sim é aqui mas tem que tirar o tiquet”, “sim eu sei mas disseram-me que os computadores não estão a funcionar.” , “sim não estão, só lá mais para a tarde e mesmo assim não é certo.” (PORRA UM SERVIÇO DE ACÇÃO SOCIAL SEM INFORMÁTICA DURANTE UM DIA INTEIRO!?), “esta bem obrigada volto mais tarde.”. E assim o fiz (não reclamei nem disse nada na altura porque estava com outra urgência e aproveitei o tempo para resolver o resto da papelada).

Voltei mais tarde mas tudo continuava na mesma. Eram 11h40 e eu virei me para a secretaria (desta vez uma outra rapariga) e disse-lhe que era para fazer o meu histórico. Ela ia para falar e eu disse que já sabia do problema: “Pode tirar o tiquet que vou ficar aqui até isto fechar.” (ela espantada olha para mim) “E quero o livro de reclamações!” (ficou k.o.).
Nisto vem o director que quer falar comigo. Entramos numa sala e começa-se a desculpar com o suporte informático que não tinham culpa.

Eu: “mas eu não estou a fazer a reclamação por causa dos serviços informáticos. Sou universitária e compreendo estas situações. Até eu estou a espera das minhas notas via internet e nada me foi dito até agora, por exemplo. O que me queixo é que eu chego aqui não tenho uma pessoa qualificada para me esclarecer, quer dizer eu pergunto: “ o que é consulta ao histórico do Centro Regional de Segurança Social de todos os elementos do agregado familiar maiores de 18 anos, excepto os que trabalham por conta de outrem.” (parecendo que não este português da universidade para pedir documentos tem que se lhe diga… fiquei sem saber na altura se era só eu que tinha que declarar isto ou também o meu pai já que estava desempregado (no entanto trabalha por canta de outrem) e a senhora que está na secretaria nem se quer sabe o que é histórico do centro regional de segurança social!!!???? Então se ela não sabe sei eu? Nasci informada foi? Perguntei se tinha que ser mesmo ali para resolver a situação e não sabe? Então o que está ela ali a fazer!? Sei eu se calhar?””

(conversa mais conversa o director pediu me o meu bi e numero de contribuinte e disse que ia logo resolver a situação assim que o problema informático estivesse resolvido. E eu disse tudo bem e que estaria na sala de espera até às 4h da tarde. “Mas não lhe posso garantir nada menina”, “Eu sei mas eu vou esperar na mesma qualquer coisa estarei lá”.
E fui para a sala de espera…. Passado 10min vem o director ter comigo e diz-me: “olhe eu não sei se a senhora sabe mas pode fazer isto em Guimarães ou Felgueiras… ou mesmo em Leiria onde estuda. Não tem que ser obrigatoriamente aqui em Fafe pode ser numa outra segurança social de qualquer país. Só é preciso o seu bi e numero de contribuinte.”

(Neste altura a minha cara parecia a dos desenhos animados Tom & Jerry tipo… maxilar aberto com a língua a desenrolar… Mesmo aquela cara de espanto total…) “Ouça lá mas eu perguntei isso precisamente para saber se tinha que ser obrigatoriamente aqui para não ter que esperar ate às 4h da tarde!!!!!!“

Resultado? Agora quando for entregar os papeis posso perfeitamente antes dirigir me a segurança social da cidade onde estudo para não ter que me deslocar despropósito para tratar disto…. (se bem que por outros papeis tinha que vir na mesma mas isto diverge de situação para situação). Andei a manhã toda nisto… e o que me queixo até nem é da quantidade de papeis mas não ter uma pessoa que me possa explicar as coisas…. Não nasci com um atestado de burrice na testa mas também não nasci ensinada…

Obrigada Matt e Anarchy Gate por me deixarem postar…. É o meu desabafo para vós…. E BIBA A VOROCRACIA CARAGO!!!

0 comentários: