Fechado!

Declaro fechado este blog por falta de participação dos seus administradores/autores!

Obrigado e voltem sempre!

(espero que os conteúdos já aqui postados sejam úteis aos seus visitantes!)

sexta-feira, 28 de março de 2008

A cegonha apanhou uma bubedeira

"Transexual é o primeiro homem a engravidar
direitos reservados

Testemunho foi publicado nas páginas da revista "The Advocate"
Thomas Beatie, um transexual norte-americano, está prestes a tornar-se no primeiro homem a dar à luz. Perante a incapacidade da sua mulher em engravidar, Thomas sujeitou-se a uma inseminação artificial e está já no quinto mês de gravidez.O testemunho de Thomas Beatie surge nas páginas da revista "The Advocate", dirigida à comunidade homossexual. Beatie nasceu mulher, até que há alguns anos se submeteu a uma operação de mudança de sexo e iniciou um terapia hormonal. Os órgãos reprodutores femininos mantiveram-se.Perante a incapacidade da mulher, com quem vive há 10 anos, em engravidar depois de uma histerectomia por motivos de doença, Beatie decidiu interromper a terapia hormonal com testosterona e responder ao apelo da maternidade.Graças à inseminação artificial e a um banco de esperma, o que parecia impossível tornou-se realidade. Apesar, inclusive, da surpresa dos familiares e das objecções de alguns médicos.No seu relato, Thomas Beatie lamenta o vazio legal que teve que enfrentar "Os médicos discriminaram-nos, devido às suas crenças religiosas. Outros recusam dirigir-se a mim como um homem ou reconhecer Nancy como minha mulher. Os recepcionistas riram-se de nós". "


Mais uma semana chega ao fim e aqui estou eu com o meu post semanal. A notícia que aqui vos trago trata-se de nada mais nada menos da versão real do filme "Junior" com Arnold Schwarzenegger. Até que ponto esta situação vai contra a ética e a sociedade em que vivemos? Apesar de se ter submetido a uma operação de mudança de sexo, Bettie decide interromper as suas constantes doses de testosterona que tomava há 8 anos, de modo a que pudesse ovular de novo, e assim ser-lhe possível engravidar. Será que é legitimo eticamente aproveitar os seus atributos naturais(os quais negou com veemência até ao momento) de modo a satisfazer uma vontade pessoal?-"Querer ter um filho biológico não é um desejo feminino ou masculino, é um desejo humano”-, pessoalmente, aceito que o casal queira ter um filho biológico, e que tal decisão nada tenha a ver com o a situação de transexualidade de um dos intervenientes, agora creio que há uma certa coerência que se perde aqui, sinceramente ainda não tenho uma opinião concreta, sobre o facto de Bettie ter usufruido da condição natural de mulher que ainda possuia para engravidar, embora a tivesse negado como posição hormonal. Quando trocou de sexo, Beatie submeteu-se a uma mastectomia - foram-lhe retirado os seios - e iniciou então a o tratamento com as hormonas masculinas."Mas mantive meus direitos reprodutivos", diz , esclarecendo que a sua mudança de sexo não incluiu nenhuma modificação dos seus órgãos sexuais femininos. È uma questão que tem panos para mangas, é importante frisar antes de se poder manifestar qualquer opinião ,que a saude dos "protagonistas deste filme", não está em causa. Como podem concluir pelo meu post , hoje não pretendo moldar mentes com o meu texto, mas pretendo sim obter o processo inverso, ou seja quero através da vossa participação, ser obrigado a reflectir mais sobre o assunto de modo a formular uma opinião consistente. Os meus cumprimentos a todos os visitantes e intervenientes deste blog. Cheers
Atenciosamente Espiga_89

Ps: ja agora que tamos numa de deixar vídeos aqui fica o meu desta semana ( que nada tema ver com o tema) : http://www.youtube.com/watch?v=mmUAT1NG-X4

13 comentários:

Rita disse...

Temas polémicos. É isso que se quer. =p

Minha opinião: ja deu para perceber que eu sou mais que apologista do respeito por tudo e por todos! E este é mais um caso em que eu digo: respeitem! Qual o problema de um casal querer ter um filho? Ha problema so porque um dos pais é transexual? Eu nao considero que haja.É verdade que para nós perde um bocadinho a lógica de ser um homem (que na verdade não o é) a estar gravido, mas em que é que isso nos incomoda a nós, pessoas alheias ao assunto? O facto de ser transexual, não lhe retira o desejo de querer ser pai! Tal como Betie diz: "Querer ter um filho biológico não é um desejo feminino ou masculino, é um desejo humano". E ele é, antes d mais nada, um ser humano! Acho que ninguem duvida disso. Se a sua mulher está incapacitada de engravidar, e se ha oportunidade de haver gravidez através de Beatie, nao vejo por que nao. Basta que deixemos os preconceitos um bocadinho de lado. Pensem nele enquanto ser humano e nao como transexual, pois é isso que faz mais confusão nas mentes menos abertas.

Opiniao dada. ;)

Matt disse...

JM, mais uma vez a impressionar com um tema que não lembraria a ninguem! Sim senhor!

Mais uma vez não acho problemas nenhuns no que consta à liberdade! ... pois realmente é do que isto se trata Liberdade de ter um filho biológico e quanto a isso não me posso opor de qualquer maneira desde que os motivos sejam puros (e neste caso parece que sim). Se algum pai estiver a ler va-me perceber, se quem estiver a ler não tiver filhos, pergunte aos pais se é verdade!: um filho é a realização humana, ter um filho e criá-lo, e ve-lo criado e auto-suficiente é saber que podemos morrer pois a "nossa parte" como ser humano está feita. É como o prolongamento dos nossos ensinamentos como pessoas, é o prolongamento da nossa vida depois de morrermos! É a nossa sequela!

E todos, TODOS, devemos ter o direito a ter um filho biológico.

Angel from your Nightmare disse...

Apesar de esta situação não me levantar prolblema nenhum, pois se Betie deseja ser pai/mãe ele tem o direito de concretizar esse desejo, isto levanta alguns problemas, na minha opinião sobre a escolha que ele fez. Se ele decidiu ser um Homem é um bocado estrannho o desejo de usufruir dos seus "direitos" a engravidar enquanto mulher. Acho que no processo de mudança de sexo ele deveria ter pensado se era isso que realmente queria e então tornar-se completamente homem ou continuar a ser uma mulher Afinal ele é o que? Acho que posso afirmar que nao é homem nem mulher, uma vez que possui caracteristicas de ambos os sexos...
Falo por conhecer um caso de transexualidade em que a pesoa em questão abdicou de tudo enquanto homem por se sentir uma mulher, neste caso seria de esperar que Betie, pelo desejo de ser homem abdica-se de todos os seus "atributos" enquanto mulher, digo eu...

Volto a afirmar, não sou contra, isso não me afecta em nada e cada um é livre de fazer consigo o que quiser.

Levando isto para o lado da criança, acho que no futuro não havera prolblemas com ela, pois tera uma mae e um pai como o considerado "normal"

Portem-se...

Matt disse...

Levantas-te ai uma questão de certo interessante, Ana Cláudia, primeiro de tudo, creio que o desejo de engravidar não era primário quando fez a sua escolha, mas quando percebeu que a sua mulher não poderia ter filhos, então esse desejo passou a ser primário e mais forte do que qualquer outra escolha! .. acho absolutamente legítimo!

Depois levantas-te outra questão,
disseste que a criança não iria ter problemas pois teria um pai e uma mãe como considerado normal!
Estas-te a referir a que tipo de problemas??

Angel from your Nightmare disse...

Como ja te disse respeito a necessidade de ter um filho biologico, no entanto isso vai contra uma escolha de mudança de sexo...Que se tivesse sido feita por completa esta situação ja não era possivel!

No caso dos problemas da criança falo de prblemas psicologicos que advêm de familias não "convecionais" (entre aspas porque o conceito é relativo), para não falar de discriminação na escola a que todos ja fomos sugeitos, imagina nesta situação! E não sei se neste caso das escolas, as recordações deste episodio não darão que falar...

Jorge Mimoso disse...

Passo aki para deixar um breve comentario, porque de momento nao tenho tempo para mais. Em relação ao facto de o casal desejar ter um filho nao vejo qualquer incoveniente, como referi logo no meu post. Em relação aos problemas de caractar social que possam surgir no fruto desta relação, acho que podemos tomar como exemplo o o filho de um casal de de dois homens homosexuais( sim tudo bem sai casos diferentes e o rapaz foi adotado) mas neste caso, o rapaz nao sente vergonha nem constragimento, mas sim orgulho nos pais que tem ( nao o rapaz nao é homosexual) acho que neste caso so se formou alguem com uma mentalidade mais aberta e limpa, o que poderá ser o futuro desde caso ( mas la está casos são casos). cumps

Matt disse...

Bom, quanto ao facto de "familias nao convencionais" acho as opiniões da ana claudia uma parvoice! pois não vejo como problemas psicológicos podem advir de uma coisa destas! ...

Quanto à descriminação nas escolas todos nós passámos por isso e todos nós nos safamos! Eu recordo muitas pessoas na primária que não me falavam e ate que me faziam mal por eu não acreditar em deus! Pode-se dizer ate que era perseguido religiosamente e era obrigado a assistir à catequese todas as quartas na escola! (não obrigado, mas era suposto fazer o q? ir brincar sozinho para o recreio?... estao a ver né?) e no entanto saí bastante bem e que isto me deu uma mente mais aberta e mais respeito pelos outros e as suas ideias!

Quanto ao facto que o mimoso falou so tenho de concordar! .. Um filho (mesmo adoptado va) de uma casal homosexual, nao será homosexual por obrigação! Será se o quiser ser e não acredito na predisposição para tal... pois muitos casais heterosexuais têm filhos com caminhos sexuais diferentes!

e tenho dito!

Anónimo disse...

Bom, ca estou eu outra vez... e como gosto mesmo de "porrada"! vim comentar este topico, que achei polemicamente interessante...

Antes de sequer comentar , queria referir que acho que o preconceito dos outros e a "merda" que ha na cabeças de algumas pessoas (desculpem o termo, mas ás vezes é mesmo preciso...) nao pode interferir na escolha de um casal, seja de homosexuais, seja de um transexual, em ter filhos, biológicos ou adoptados...
Epah... a essas pessoas só tenho a dizer que Hitler já morreu... nao precisamos cá de mais seguidores dessa mente doente...
Sim... eu referi Hitler (apesar de ser um pouco exagerado... porque esse homem foi uma aberraçao) porque já ouvi muitas pessoas dizer "Epah... eles haviam era de morrer todos... andam cá a estragar a sociedade que tanto demorámos a criar...", apesar de saber que do dizer ao agir vai MUITO... e estou certo que 95% dessas pessoas apenas o diz da boca para fora...

Acho muito bem... para ver se a sociedade começa a evoluir... estamos no seculo XXI, por amor de Deus...

É assim, na MINHA OPINIÃO! (atençao, nao estou aqui a dizer que ninguém ta certo ou errado... apenas estou a mostrar o meu ponto de vista...) ele não está com nenhuma arma apontada á cabeça a dizer-lhe "Agora quiseste ser homem já NAO podes voltar atrás!"... ou seja, ele se quisesse, agora até lhe podia dar uma coisa e querer ser mulher outra vez... isso é lá com ele! e ninguém tem NADA a ver com isso... (ok... talvez a mulher dele... lol), logo... como ele biológicamente tem o "dom" de ter filhos, dado que ainda tem o sistema reprodutor feminino intacto (pelo que eu percebi) acho que está no seu direito de o utilizar, ainda por cima com uma esposa que não pode engravidar... É MAIS que natural um casal querer ter filhos... quanto a cena de ser o homem ou a mulher a escolher ter o filho... calma lá! É assim... o que um nao quer... dois nao fazem... (generalizadamente...) ou seja, a escolha é tanto da mulher, como do homem... a mulher pode ter o "dom" de dar à luz, mas não esquecer que o homem tambem contribui... o DNA do bebe vai ser MAIS OU MENOS 50% cos cromossomas da mae e 50% dos do pai...

OK, agora as pessoas dizem... "Ah e tal, ó André! Mas isso n é assim tao simples, isso levanta problemas éticos que teem que ser discutidos, dado que o filho pode nao ser bem aceite na sociedade, etc..."
A isto so tenho a dizer... ... ... (epah... nem tenho palavras...)
Digamos que... tudo bem... imaginemos o caso da escola... o puto chega la "Bons dias, eu sou o Joao, o meu pai é transexual..." (claro que nao iria ser dito desta forma...) e claro... as pessoas dizem logo "Ah, coitadinho, vai er tao gozado..."... NAO obrigatoriamente... ou seja.. como qualquer criança filha de pais "normais" ha sempre a hipotese de ela ser mal aceite, que se dê menos bem com as outras crianças, etc... ou entao, pode ser uma pessoa muito fixe! que se dá com toda a gente, e é amigalhaço e tal...
Isso tudo depende! mas isso é normal em todos os casos!
Claro... quando ha aquelas briguinhas ha sempre um que manda a boca "Ah e tal... vai ter com o teu mãezinho..." ou assim... mas tambem digo que a probabilidade de uma crianç dessas nascer com uma mentalidade mais crescida e uma personalidade mais forte é ENORME! Dado que tem que aceitar que tem uns pais diferentes.. mas SÓ isso...

A sociedade tem que evoluir... nao é com médicos e recepcionistas que se riem destas situaçoes que vamos a lado algum... é pena, a sério... digo mesmo, tenho pena! mas não é da criança que vai nascer... é mesmo de pessoas preconceituosas como essas...
E tenho dito! :P

Bem... grande "posta" aqui do colega Mimoso, sim senhor...
Só tenho é a destacar que "bubedeira" é à grande e boa maneira alentejana! xD Porque no dicionário está "Bebedeira" ^^ lol

Abraço ;)

Angel from your Nightmare disse...

Pois Mateus, tens toda a razão no que dizes mas acredita que de uma situação destas podem advir alguns problemas psicologicos, não estou a falar de um dia vir a ser maluco ou coisa assim, estou a falar de forma de ver o mundo ou sentimentos de ser "diferente". Apesar de isso não ser problema para os outros essas coisas marcam uma pessoa. ha coisas bem mais peqenas que podem marcar ma pessoa e a sua personalidade!

Matt disse...

Ana Claudia, como disse o andré e muito bem, tamem eu acho que a unica coisa psiquicamente relevante que encontrei no facto de ter pais com mentes abertas, é ter mais probabilidade de vir a ter uma mente aberta. É claro que cada caso é um caso, e não podemos nunca generalizar. No entanto podemos comprovar as probabilidades com factos já existentes! .. Já dei aqui a minha historia, fui "diferente" a minha vida toda.. mas sempre tive os meus pais a darem-me apoio naquilo que eu precisei, até que cheguei a uma altura em quer percebi que ser diferente não é uma coisa má, pelo contrário! E desde aí tento ser diferemte! pelos bons, e pelos maus motivos! E a defender-me a mim proprio contra ataques dos "normais".

Goste de ser diferente porque gosto de pensar de maneira diferente dos outros, gosto de experimentar coisas diferentes dos outros! Mas também gosto de pão com manteiga e leite com chocolate!

Agora passo a citar a Ana Claudia que diz o seguinte em relação ao modo da criança poder pensar no futuro: "uma situação destas podem advir alguns problemas psicologicos, não estou a falar de um dia vir a ser maluco ou coisa assim, estou a falar de forma de ver o mundo ou sentimentos de ser "diferente". Apesar de isso não ser problema para os outros essas coisas marcam uma pessoa. ha coisas bem mais peqenas que podem marcar ma pessoa e a sua personalidade!"

E eu axo que expliquei isto com o meu pequeno resumo de vida... mas deixa-me se me permites, falar de ti ana claudia! tu nao es uma pessoa "normal"! Tu vives com a tua mãe, mas não com o teu pai! Vais-me dizer que isso mudou assim tanto a tua maneira de pensar que não és capaz de funcionar na sociedade em que vivemos?? Acho que isso é falso! Acho que és uma pessoa bastante inteligente e capaz, e não foi por isso que estás onde estás!

Afinal o que é normal? meus amigos, normal é tudo aquilo que aceitarmos como normal! Normal é tudo aquilo que nós quisermos! Se eu digo que para mim é normal comer pão com manteiga com doce de tomate por cima, então para mim isso é normal! Como é normal beber o leite com 3 colheres de açucar e 2 de cacau so porq gosto do facto de picar na garganta de tanto doce! para mim é normal!

E acima de tudo para mim é normal duas pessoas querem ter um filho, e é normal que as crianças sejam gozadas na escola, e é normal que isso só os fortaleça, e que assim que os fortalecer lhe passe e ainda consiga gozar com a situação1 tudo isto para mim é normal!

O que não acho normal é pensarem que uma pessoa não se vai safar na sociedade, ou vai ser uma pessoa triste e com problemas so porq têm 2 pais ou 2 mães! fdx! ha quem n tenha zero pais e zero mães e safa-se muito bem!

Anónimo disse...

Concordo com o Mateus...

Epah, desde que sejam pais decentes, e saibam dar uma educaçao decente... (o facto de serem transexuais ou homosexuais nao lhes tira essas capacidades...) apoio...

O pior é que as pessoas tratam a homosexualidade como uma doença... fdx... aquilo n e hereditario, nem se pega! Epah... doença é pensar isso... e grave, deixem que vos diga...

Cada um faz as suas escolhas... pah, eu "escolhi" ser heterosexual, mas compreendo que haja gente que gosta de outras coisas... e nao deixam de ser boas pessoas... E ainda bm que ha pessoas diferentes... porque imaginemos que gostava tudo do mesmo... de caros amarelos, por exemplo... esgotavam os carros amarelos! ou só se faziam carros amarelos! E qual é a piada nisso? nenhuma... (no meu ponto de vista...)

Como o mateus disse... na escola toda a gente goza com toda agente... faz parte! Mas toda a gente passa por isso... melhor ou pior... passa!

O resto é uma questao de montes de tabus que tapam os olhos a sociedade... Acho é que enquanto houver gente com medo de falar de SEXO... de se aproximar de GAYS... e de quebrar esses TABUS... este mundo nao vai a lado nenhum!

Muito simples ;)

Abraços

Jorge Mimoso disse...

Agora sim que tenho tempo, pra comentar este tema o os dos meus colegas vamos a isto. A minha opinião até agora não se alterou nem diverge das da rita, matt e do andré patricio. Em relação ao impacto psicologico que poderá surgir no desenvolvimento da crinça em questão ja me pronunciei sobre isso no reply anterior, e nao me vou repetir. Que a sociedade nao esteja preparada para um caso destes´isso não é de admirar(imagino o ponto de vista religioso), agora acho que não se pode criticar a sociedade por reagir como está a reagir( não me estou referir á discriminação por parte da mesma, que como é ovio é altamente criticavel), ao fim ao cabo trata-se de algo, va la.. novo ( nao propriamente mas percebem o meu ponto de vista), e no minimo bastante particular, sim senhor em questões éticas nao ha nada a apontar, mas também a reacçao de ignorancia, e de alguma incompreensao por parte da sociadade acho que é mais que legitima, temos casos de longa data que ainda hoje sao polemica ( aborto, relaçoes conjugais oficializadas entre homesexuais,clonagem etc) o que dizer entao deste caso? " os recepcionistas riram-se de nós"; " alguns médicos recusaram executar o precesso, por se sentirem embaraçados .." com um tom mais de brincadeira tentem meter-se no lugar dos recepcionistas lol epah eu acho que se nao me risse era porque ficava incredulo, como o mateus disse isto é um assunto que nao lembra a ninguem, em relaçao aos medicos ...como médicos que são acho que deveriam ter dado mais ouvidos ao seu lado cientifico mas pronto... também nao os posso recriminar, trata-se de algo bastante invulgar e mesmo para um médico era algo impensavel. A descriminação que aqui se encontra é o relfexo da ignorancia ( como na maior parte dos casos, mas que neste em particular axo que é um tanto legitima)Acho que as questões eticas neste caso sao bastante ultrapassaveis, sao a apenas a ponta do iceberg desta polemica, enfim é nestes casos cada vez mais particulares, que a intelectualidade/ mentalidade de cada um se põe á prova, o impacto causado em cada um, a maneira como se reage perante uma situação destas so nos faz evoluir, de forma a ficarmos cada vez mais conscientes/lucidos e com uma mente bastante mais modificada, coisa que nao se consegue de um momento para o outro, daí a discriminaçao por parte da sociedade que é tudo menos novidade, ao contrario deste caso.
Cheers!

Angel from your Nightmare disse...

Ainda bem que que falaste em mim. Porque se eu estou a falar em rpoblemas estou-me a basear em mim propria e no modo com a separação dos meus pais me afectou. E separação é uma coisa tão banal!
digo-te que me influenciou em muito e que hoje quando olho para tras acho que muita coisa que fiz se deveu a minha revolta com esta situação e muitas dessas coisas tu sentis-te na pele.mas tambem te digo que tenho muito orgulho naquilo que sou e de ser diferente de todos. eu referi problemas neste caso, mas nem sempre os problemas têm efeitos negativos, no meu caso ate foram muitos positivos, pelo menos eu acho!
Desculpem la, eu acho que nao me tenho estado a expressar bem mas tou a tentar!